Midtv - A Nossa TV!

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024
ZN Intenet
ZN Intenet

Paraná

Colégios agrícolas e florestais do Paraná ganham 23 drones em parceria com a Faep

Parceria teve início em dezembro de 2022 e vai se estender até 2030

Midtv Palotina
Por Midtv Palotina
Colégios agrícolas e florestais do Paraná ganham 23 drones em parceria com a Faep
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Estado da Educação recebeu da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) 23 drones de precisão e equipamentos para os colégios agrícolas e florestais nesta quarta-feira (7), em Cascavel, durante o Show Rural. A entrega aconteceu no estande do Sindicato Rural do município do Oeste do Estado. 

O evento contou com as presenças do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, do presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, e diretores e representantes das 23 instituições de ensino, alunos e do coordenador dos Colégios Agrícolas, Renato Hey Gondim. Nesta terça-feira (6), o governador assinou o decreto que dá início ao processo de transformação dessas unidades em cooperativas, potencializando o aprendizado.

“Estamos mais uma vez celebrando a nossa educação profissional e a capacitação destes estudantes, que terão acesso rápido ao mercado de trabalho e a chance de permanecerem no campo. Significa a garantia de um futuro melhor para nossos alunos e para suas famílias”, disse Miranda. “Foi um dia histórico para os colégios agrícolas e florestais, mais um passo no ensino feito para os alunos do campo”, complementou Gondim. 

Publicidade

Leia Também:

Meneguette lembrou que a ação é mais um passo do convênio, que teve início em dezembro de 2022 e vai se estender até 2030. “Há uma série de etapas ao longo desse período. O foco é a formação de jovens qualificados para atuarem no setor agrícola, gerando emprego e renda no campo”, destacou. 

Com investimento de R$ 690 mil, os equipamentos altamente tecnológicos e necessários para a melhoria da produtividade vão garantir aos estudantes acesso ao que há de mais moderno na agropecuária. Os drones de precisão possibilitam, por exemplo, a obtenção, de forma remota, de informações referentes às culturas, com a possibilidade de análise da eficiência do plantio e mensuração das colheitas, o que influencia diretamente no desempenho da produção.  

O diretor do Colégio Florestal Presidente Costa e Silva, de Irati, na região Centro-Sul do Estado, Igor Felipe Zampier, disse que o drone de precisão também será útil, entre outros pontos, na contenção de focos de incêndio ainda em estágio inicial. “Se identificamos uma área com algum foco, não será mais necessário um deslocamento de carro até o local para direcionar a equipe. Com o drone isso acontece em poucos minutos”, afirmou. 

“Para os estudantes que têm familiaridade com os equipamentos de tecnologia, manusear os drones não tem segredo. E eles gostam muito. É uma soma de benefícios”, ressaltou Hélio Rentz, diretor da Unidade Didática Produtiva (UDP) do Colégio Agrícola de Castro, na região dos Campos Gerais. 

Stefany Valgoi, aluna do Colégio Agrícola Assis Brasil, de Clevelândia, conhece a fundo a tecnologia e seus benefícios. “Em sala de aula ou no campo, aprendemos cada detalhe de como funcionam os drones, tanto os de pulverização como os de precisão. No colégio, eles serão aliados fundamentais no dia a dia do nosso aprendizado”, afirmou. 

PACOTE COMPLETO – A parceria entre Estado e Faep/Senar inclui, além de equipamentos, a capacitação de professores e alunos, que passaram por 11 mil horas de treinamento. No Show Rural, também foram entregues penetrômetros, cujo maior benefício é o desenvolvimento ideal da planta. Os 1,5 mil alunos também já utilizam outros equipamentos da parceria, como os termohigroanemômetros para medir a temperatura e a umidade do solo; aparelhos de GPS portáteis; GPS agrícolas; tablets; mostradores de solo; e kits de ordenha e de aplicação de agroquímicos.

NOVOS COLÉGIOS – Ao longo da solenidade, o secretário também confirmou a implementação de três novos colégios. Um deles, em São Mateus do Sul, na região Sul do Estado, já está em funcionamento. Nos próximos meses serão inaugurados o de Sapopema e Goioerê.

PRESENÇAS – Participaram do evento os secretários da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; o deputado estadual Gugu Bueno; e diversas lideranças regionais e do segmento agropecuário.

FONTE/CRÉDITOS: AEN
Comentários:
Midtv Palotina

Publicado por:

Midtv Palotina

Saiba Mais
Brunieri Castilhos Gás E Água
Brunieri Castilhos Gás E Água
Farmácia ViverPrev
Farmácia ViverPrev

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )